Portes grátis para encomendas acima de 49€.

A importância da fotoproteção

Escrito em 30 de julho de 2021

A importância da fotoproteção

O que é a fotoproteção?

A fotoproteção é um conjunto de mecanismos que ajudam a combater os danos moleculares causados pela luz solar, minimizando os danos diretos e indiretos no DNA, envelhecimento precoce e doenças diversas, incluindo o câncer de pele, um dos mais agressivos e recorrentes.

 
O que é a luz solar?
A luz solar consiste num espectro de raios de comprimento de onda variável, que abrange a luz invisível UV-A e UV-B (entre 280-400nm) e a luz visível (entre 400-700nm). Por sua vez a luz infra-vermelha invisível tem um comprimento de onda mais longo (700nm - 1mm), com enorme impacto na degradação das nossas células.

Além da luz solar, outras fontes de radiação promovem danos moleculares irreversíveis, como os dispositivos eletrónicos, em especial telemóveis, computadores ou tablets, cuja utilização aumentou substancialmente no nosso dia-a-dia.

Qual o efeito da radiação e infravermelhos na nossa pele e saúde?

A luz solar, especialmente a radiação UVA e UVB, pode provocar queimaduras, envelhecimento prematuro da pele, danos oculares, enfraquecimento do sistema imunitário, reações fotoalérgicas e fototóxicas e mesmo cancro de pele. A comunidade cientifica alerta cada vez mais sobre a ligação da problemáticas do cancro de pele com a extensão de danos no ADN, lembrando-nos que mais de 90% dos cancros de pele resultam da sobre- exposição solar.

Os raios infra-vermelhos (IR), que representam 54% do espectro solar. São capaz de penetrar muito mais profundamente na pele quando comparado aos raios UVA e UVB, atingindo o nível da hipoderme e afetando as mitocôndrias, uma das organelas celulares mais relevantes. Este processo desencadeia a libertação de uma grande quantidade de radicais livres e metaloproteinases e, em consequência, destrói fibras de colágeno e elastina, essenciais para firmeza e elasticidade da pele, desencadeando ainda a imunossupressão e a hiperpigmentação.

Como proteger corretamente a nossa pele?

Escolher o fator de proteção solar (FPS) em função do fototipo de pele.

O FPS multiplica em minutos de proteção extra a proteção natural da pele, que fica vermelha ou em risco ao fim de 10 minutos desprotegida. Numa pele clara e sensível, devemos usar FPS 50 preferencialmente.

Exemplo 1: um FPS 30 oferece uma proteção 30 vezes mais elevada = 10min x 30SPF = 300 minutos (5horas de proteção). Exemplo 2: FPS50 oferece uma proteção 50 vezes mais elevada = 10min x 50SPF = 500 minutos (8,33horas de proteção). 

Preferir um fotoprotetor de alta eficácia, que deve incluir filtros de amplo espectro para proteger a pele contra radiação UVA e UVB, luz digital e infravermelhos.

O fotoprotetor é o melhor cuidado preventivo da pele e saúde e deve ser usado diariamente. Deve usar-se fora e dentro de casa, pois os raios UVA passam através das nuvens e do nevoeiro e podem inclusivamente atravessar vidro e janelas.   

A escolha profissional de fotoprotetores, disponíveis online e na nossa clínica

Face Guard Advanced, é um protetor invisível e oil free desenvolvido para uso diário. Contém filtros orgânicos de amplo espectro, que combatem  radiação solar, radiação digital e infravermelhos. Além disso, a sua fórmula integra ainda antioxidantes e um fator exclusivo de reparação celular. É uma fórmula projetada para uso diário e em todo o tipo de pele. Para quem usa muitos dispositivos eletrónicos, também deve usar à noite, depois de limpar a pele. Saiba mais aqui

SUN FPS30 e FPS50, são protetores de amplo espectro que defendem a pele contra radiação e infravermelhos, aliando ainda fatores de reparação celular e antioxidantes. Ideais para idas à praia e passeios na natureza ou desporto ao ar livre. Recomendamos o SPF 30 para corpo e rosto e o SPF 50 para peles mais claras e sensíveis. Neste último caso, pode também usar o SPF50 no rosto e optar pelo SPF30 no corpo. Saiba mais aqui

Adicione acessórios complementares para ajudar, como chapéus, óculos e guarda-sol!

Pela sua saúde e por quem mais ama, proteja a sua pele!

Direção Técnica

© 2021 My Skin Clinic. All rights reserved.


×