Blog

Limpeza de Pele no verão – sim ou não?

Limpeza de Pele no verão – sim ou não?

A limpeza de pele profissional é um procedimento essencial para manter a pele bonita e saudável. Deve realizar-se regularmente a partir da adolescência, sem prejuízo da limpeza diária de manhã e à noite.

Os principais objetivos deste procedimento são:

     • a desobstrução do poro para que a pele possa cumprir as suas funções de oxigenação e expulsão de toxinas,

     • a renovação e regulação hidrolipídica (níveis de hidratação e produção de sebo),

     • a extração de comedões brancos e negros que asfixiam a pele,

     • diminuir a proliferação bacteriana e evitar o aparecimento da Acne, já que a pele é a nossa grande barreira física contra batérias e vírus,

     • evitar o envelhecimento precoce e a danificação celular, já que a limpeza dos poros é essencial à receção de nutrientes e renovação da pele.

Deve-se fazer no Verão?

Muitas vezes este procedimento é desaconselhado no período de verão. Então vamos perceber porquê e se efetivamente existe fundamento fisiológico para essa recomendação. 

Durante a limpeza de pele, o profissional utiliza esfoliantes com o objetivo de limpar os poros em profundidade para facilitar a extração de pontos brancos e pontos negros (comedões), também para afinar o grão de pele, devolver luminosidade e uniformidade à tez.

Os esfoliantes são escolhidos em função do biótipo cutâneo e da condição da pele e por isso devem respeitar as suas características individuais.

Assim, a primeira camada da pele (o extrato córneo) passa por um processo que podemos chamar de ligeira “descamação controlada”, ficando mais vulnerável à radiação, bem como a outros agressores externos. Por isso, deve evitar-se a exposição direta ao sol na semana do tratamento e, claro está, manter sempre o uso de protetor diário.

Salvo esta exceção, o procedimento em si quando executado corretamente não tem a oposição “científica do verão” nem de nenhuma estação em particular. Muito pelo contrário, fazer limpeza de pele no verão é uma forma de preparar a pele para o aumento das temperaturas, já que o sol intensifica a radiação, um dos principais vilões da saúde celular. Por outro lado, o aumento da transpiração e da segregação das glândulas sebáceas, deixa a pele mais oleosa, sendo essencial aferir as suas necessidades de modo a evitar outros problemas associados, como maior oxidação celular, mais comedões, borbulhas e pústulas ou até o desenvolvimento da acne.

A limpeza de pele, tem ainda a vantagem de oferecer um bronzeado mais uniforme e duradouro.

Assim, a limpeza de pele é um procedimento que podemos realizar em qualquer altura do ano, com a regularidade necessária a cada condição de pele, respeitando sempre a necessidade de proteção solar diária e evitar a exposição direta ao sol nos dias a seguir ao procedimento.

Cuide da sua pele! Até breve,

Diretora Clínica

© 2020 My Skin Clinic. All rights reserved.


Site Seguro