Portes grátis para encomendas acima de 49€.

MASKNE – O que é e como tratar?

Escrito em 07 de janeiro de 2021

O Maskne é um problema de pele promovido pelo uso prolongado de máscaras e/ou viseiras.

As rotinas da “nova normalidade”, em tempo de pandemia, fizeram ressaltar novos hábitos e novas palavras: mask (máscara) e acne.

O Maskne é uma patologia de pele que causa lesões no rosto, especialmente nas zonas mais abrangidas pelo uso da máscara. Estas lesões podem manifestar-se através de sintomas diversos, como pele irritada, dermatites, oleosidade, borbulhas e pontos negros. Podem também agravar-se para estados inflamatórios mais críticos, como pústulas, eczemas irritativos e feridas ligeiras.


O Maskne tem maior impacto em pessoas propensas a oleosidade, acne, seborreia ou rosácea. Isto acontece devido ao efeito oclusivo e à pressão que a máscara exerce, quando utilizada por longos períodos, impedindo a boa oxigenação e o correto funcionamento da barreira protetora da pele.

Como prevenir e minimizar o Maskne?

1.       Trocar as máscaras com maior frequência.

2.        Adotar uma rotina de cuidados de pele que inclua diariamente: limpeza, hidratação e séruns que normalizem a produção de oleosidade ou que aliviem a irritação e vermelhidão da pele.

3.       Devem evitar-se produtos com álcool, parabenos, ingredientes dermoabrasivos e de preferência sem fragâncias ou aditivos.

4.       Moderar o uso de maquilhagem.

Como tratar o Maskne ?

O melhor tratamento é sempre a prevenção. No entanto é possível tratar de forma eficaz este problema de pele. Dependendo do estado ou grau da Maskne, após a consulta de avaliação, será possível definir a terapêutica domiciliar mais indicada e a necessidade de tratamentos clínicos. A limpeza de pele dermatológica regular (recorre a ativos especializados para o estado ou problema da pele) é essencial na prevenção e tratamento da Maskne.


Qual o Skincare Routine aconselhado na My Skin Clinic?

Limpar manhã e noite: Clarifiyng Cleansing Gel

Proteção solar oil free:  Face Guard Advanced

Normalizar a oleosidade manhã e noite: Sérum Normalising Skin Complex

Hidratar/Cicatrizar: Clarifiyng Cream gel

Hidratar/Acalmar a pele: Sérum Sensitive Skin Complex

Exfoliante (sob consulta)

Existem no entanto variáveis que só podem ser observados em consulta, por isso disponibilizamos Consultas Online gratuitas para podermos ajudar e personalizar os seus cuidados de pele.

Cuide da sua pele! Até breve,
Diretora Clínica
© 2020 My Skin Clinic. All rights reserved.