Portes grátis para encomendas acima de 49€.

Melasma: Perguntas e Respostas

Escrito em 13 de outubro de 2021

Melasma: Perguntas e Respostas

O melasma é um tipo de mancha escura que aparece principalmente no rosto, ainda que possa surgir também no colo, braços e pescoço.
O melasma é um distúrbio de pigmentação, muito comum em Portugal, que afeta maioritariamente mulheres, mas os homens, sobretudo os mais morenos, também podem sofrer com manchas escuras.

Como surge o melasma?

O melasma representa uma acumulação de melanina, pigmento nativo da pele, em regra devido a fotoagressão ou sobre exposição solar. A célula que produz melanina, o melanócito, tem a função de dar cor a nossa pele e também é uma célula de defesa contra a radiação solar. Assim, quando existe sobre exposição à luz UV e luz visível, gera-se uma agressão à pele, que por sua vez ativa o melanócito a produzir mais melanina como resposta de defesa ou proteção. Quando a fotoagressão é repetitiva e cumulativa, pode gerar danos ao nível do DNA e mesmo melanoma, além de manchas escuras, fotoenvelhecimento e rugas.

Melasma: os diferentes tipos da mancha escura na pele

Quando ocorre um aumento da atividade de melanócitos - células que produzem melanina na epiderme – vai gerar-se um acréscimo de melanina que é depositada nos queratinócitos - células que formam a epiderme, tornando assim visível as manchas na pele. Existem três tipos de melasma:
1) Epidérmico: acontece quando a formação de melanina se instala apenas na epiderme - primeira camada da pele, sendo a mais visível.
2) Dérmico: neste caso, o melasma atinge a camada mais profunda da pele - a derme, o que torna o tratamento das manchas mais difícil e moroso.
3) Misto: neste caso, as manchas afetam tanto a camada superficial como a camada profunda da pele.

Quais os fatores que agravam o Melasma?

A complexidade bioquímica da hiperpigmentação ainda não permite controlar todos os intervenientes nesta disfunção celular, mas sabe-se que fatores hormonais como a pilula, gravidez, menopausa desencadeiam hiperatividade nos recetores UV. Também a predisposição genética, o tabagismo, álcool, tratamentos e cosmética inadequada agravam o melasma.

Como evitar o melasma?

A melhor forma de proteger a pele das manchas escuras de melasma é evitando a exposição solar em horas inadequadas ou de forma excessiva e usar diariamente um fator de proteção solar 30 ou mais alto, com filtros de ampla ação contra radiação solar, radiação digital e luz visível. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma, sendo vantajoso o aconselhamento profissional.

Como podemos tratar o Melasma?

O tratamento de manchas escuras deve ser feito por profissional certificado em cosmetologia ou medicina estética, já que tratamentos inadequados podem agravar e aumentar as manchas.

Fotoproteção

O tratamento passa imprescindivelmente pela proteção contra os raios solares, através de filtros de amplo espectro que abranjam UVA / UVB mas também infravermelhos, já que o dano térmico que estes promovem intensificam a produção de melanina. O FSP deve ser usado diariamente.
Saiba mais aqui.

Cosmética despigmentante

A cosmética profissional, especialmente projetada para inibir a biossíntese de novas manchas e quebrar todo o processo de sintetização de melanina, é essencial e representa o tratamento de primeira linha no combate das manchas escuras. Alguns ativos amplamente reconhecidos como a vitamina c estabilizada, o ácido glicólico, o resorcinol, a niacinamida, contudo é a fórmula na sua totalidade que vai ser determinante e eficaz porque permite atuar nas várias fazes bioquímicas do melasma. Este tratamento pode ser feito em casa e complementado em clínica com otimização de resultados.

Peelings, outros

Este tratamento acelera a renovação da pele e tem também a capacidade de aclarar manchas, acelerando ainda o crescimento epidérmico. Tem ainda a vantagem de poder ser personalizado para gerar despigmentação e ainda conjugado com outros tratamentos dermocosméticos. Consoante o biótipo cutâneo e tipo de mancha, podemos ainda usar outros recursos como a Fototerapia e a mesoterapia. O plano de tratamento é sempre personalizado, após uma avaliação de todas as variantes implicadas, na nossa Consulta. Marcar consulta aqui.

Prevenção

A primeira linha de prevenção para o melasma é a proteção solar diária. Mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso, em casa ou fora de casa. Este cuidado diário é o maior aliado contra o melasma, mas também contra a degradação celular na origem do envelhecimento precoce e rugas, entre outros problemas de pele. Deve por isso ser integrado em definitivo nos cuidados diários essências da pele.

 

Cuide da sua pele! Até breve,
Diretora Clínica
© 2021 My Skin Clinic. All rights reserved.