Portes grátis para encomendas acima de 49€.

Rosácea, Acne, Manchas, Celulite, Gordura Corporal e COVID

Escrito em 20 de abril de 2021

Rosácea, Acne, Manchas, Celulite, Gordura Corporal e COVID

As desculpas, nem sempre são "amigas"...

Quando temos sempre desculpas para adiar a nossa sáude, a nossa auto-estima e a nossa vida, é sinal que precisamos parar e encarar: porquê tanto esforço em desculpas? E tão pouco esforço em mudar o que não está bem?

Da falta de tempo, à genética, aos mitos, à pressão do marketing e à crença em milagres... Aqui no nosso consultório aprendemos todas! Algumas são incrivelmente divertidas.

A desculpa existe para ser usada aqui e ali. Quem não usa que atire a primeira pedra! Grave e com consequências, são as desculpas sucessivas, que lideram atitudes e compensações por insatisfação pessoal, assim como maus investimentos por urgência de resolver algo que na verdade "não se compra", preserva-se e cuida-se!

Isto para introduzir algumas das principais patologias – supostamente agravadas pela pandemia e confinamento: Rosácea, Acne, Manchas, Celulite e .

Sabemos que o COVID 19 tem imensas “culpas” e virou as vidas do avesso. Sabemos que as regras de proteção prejudicam a pele, mas não são responsáveis pelo problema de origem. Do mesmo modo, o COVID não é responsável pelos comportamentos e escolhas individuais ou mesmo do auto-cuidado.

Acreditamos que algum desânimo possa contribuir para adiar problemas de pele e problemas metabólicos e até possa limitar a clareza de os olharmos como um problema de saúde, para investirmos mais neles.

Mas são problemas de saúde! Em primeiro lugar obedecem a alterações bioquimicas no nosso corpo que desencadeiam um sem número de outras alterações fisiológicas, cutâneas e também mentais! A componente estética é apenas o bonus!

Por exemplo, a celulite não uma doença em si, mas nos seus graus crescentes gera graves problemas de saúde, porque atinge diretamente os sistemas circulatórios e linfáticos, degrada as fibras de sustenção da pele, contribuindo para a ptose celular.

Outro exemplo é a gordural corporal que numa fase inicial pode alojar-se apenas no tecido subcutâneo ,mas à medida que aumenta, vai aderir aos nossos orgãos, atrofiando as suas funções e gerando doenças de risco e mesmo doenças crónicas.

As manchas da pele também estão a aumentar. É do Covid? Não! A síntese da melanina, processo bioquímico que dá origem às manchas, tem como principal inimigo a radiação UV, infra-vermelhos e radiação digital. Funciona assim: quanto mais tempo de exposição às fontes de radiação, sem um bloqueador de alta eficácia, vulgo SPF que funcione de verdade, maior será a produção de manchas nas várias camadas da pele. Mas não termina aqui, a repetição e continuidade vai desencadear problemas de pele e de saúde.

A Acne é uma batéria que se alimenta de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Se os cuidados diários não contarem com a correta higiene da pele e agentes sebosupressores, não conseguimos conter a sua proliferação. As consequências ao nível da auto-estima são imensas, mas ao nível da imunidade da pele são terrivelmente impactantes, deixando sequelas por muito tempo ou mesmo para sempre. Cada caso é unico e carece de avaliação sobre acelaradores inflamatórios, mas é possível tratar em casa, em tele-escola e tele-trabalho.

Por sua vez, a Rosácea. Tem vários graus e associa na sua génese uma hipersensibilidade patológica com marcadores inflamatórios. A regra número um é proteger, fortalecer, acalmar e diminuir o processo inflamatório. Mas para isso é necessário um cuidado diário. Será pedir muito? Proteger a nossa pele? Para que, por sua vez, ela nos possa proteger a nós contra batérias, fungos, virus, radiação, calor, frio. Não, não é pedir muito. É só cuidar.

Em resumo, adiar em desculpas não é, e nunca foi, solução de evolução em nenhuma circunstância, por muito que custe assumir e encarar.

Desculpas sucessivas só adiam decisões, adiam saúde e vida.

Começar por uma mudança de cada vez é um excelente compromisso e é nestas pequenas mudanças que construimos a “nossa melhor versão”.

Cuide de si! Até breve,
Direção Técnica

© 2021 My Skin Clinic. All rights reserved.